segunda-feira, 29 de Abril de 2024  18:03
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
30-06-2005

Apresentados símbolos heráldicos da freguesia


Arcos (Anadia)

A Junta de Freguesia de Arcos apresentou publicamente, no passado dia 25 de Junho, no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, os símbolos heráldicos da freguesia. Um evento que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereadores, deputados da Assembleia Municipal, entre muitos outros autarcas das freguesias do concelho anadiense, convidados para o evento.

Pequena mas significativa cerimónia

Numa “pequena mas significativa cerimónia”, como a designou o autarca de Arcos, Fernando Fernandes, foram apresentados, no Museu do Vinho, os símbolos heráldicos da freguesia (bandeira, selo e emblema) que passam a identificar a freguesia sede do município.

“Num dia que vai ficar para a história da freguesia”, como sublinhou Fernando Fernandes, foi ainda apresentado o CD-Rom da freguesia onde são dados a conhecer elementos como: historial, população, desenvolvimento e turismo, tradições, gastronomia e artesanato, tudo, tendo em pano de fundo, as músicas da Banda de Música de Anadia.

Perante um auditório bastante bem composto de público (convidados), o autarca Fernando Fernandes justificou ainda o investimento, de aproximadamente oito mil euros, pela “necessidade” e pelo facto da Junta de Freguesia se confrontar, quase diariamente, “com inúmeros pedidos de emblemas (sobretudo por parte de estudantes universitários) e do historial da freguesia (por parte das escolas)”.

Freguesia mais rica

“A procura das escolas pelo historial e de dados sobre a freguesia era elevado e nós não tínhamos nada”, explicou, avançando também que “conseguimos reunir muita informação, graças ao anadiense João Venâncio Marques, Carlos Alegre e à Revista “Aqua Nativa”, informação essa que foi também compilada no CD que vai ser distribuído pelas escolas da freguesia e também do concelho para que todos os alunos tenham acesso à nossa história que é tão ou mais interessante e rica do que a de muitas terras e cidades mais conhecidas.”

O processo demorou três anos a ficar concluído e, de acordo com Fernando Fernandes, “o parecer da Comissão de Heráldica foi emitido a 23 de Dezembro, tendo sido publicado em Diário da República já em Janeiro de 2005”, razão por que só agora foi apresentado publicamente: “não por vaidosismo, mas porque o processo foi moroso que teve de passar por diversas aprovações”.

Fernando Fernandes não deixaria ainda se sublinhar que “a freguesia de Arcos está mais rica culturalmente e mais unida, já que se criou à volta destes símbolos uma identidade”

Também Litério Marques se congratulou com o evento “demonstrativo da capacidade das Juntas de Freguesia em criar situações novas, porque os desafios são permanentes”.

Os símbolos heráldicos da Freguesia de Arcos são os Arcos - que representam o topónimo da freguesia e a Videira - que representa a primazia das actividades agrícolas, sendo a mais comum na freguesia de Arcos, a vinicultura.

Para já foram realizados 50 CD-Rom que serão distribuídos, um lote de 11 bandeiras, 100 galhardetes, um selo, carimbos e 50 bandeiras de mesa.

Catarina Cerca


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®